Programa Negócio Certo Rural

PROGRAMA NEGÓCIO CERTO RURAL

 

A sala do empreendedor está com inscrições abertas para o Programa Negócio Certo Rural. Programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais. Auxilia os participantes tanto na melhoria de negócios existentes, como na implantação de novas atividades. Empreendedor Rural procure a Sala do Empreendedor e realize sua inscrição. Primeiro encontro dia 22 de agosto, às 13h30, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Papanduva.

 

ENTENDA O PROGRAMA

O que é

O Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais. Auxilia os participantes tanto na melhoria de negócios existentes como na implantação de novas atividades. O objetivo é estimular que os empreendedores rurais inovem em produtos e serviços já existentes nas propriedades e, até mesmo na criação de novas oportunidades como, por exemplo, investir no turismo rural, um negócio estratégico para o campo.

Como Acontece

Em Santa Catarina, são no total 46 horas de capacitação, distribuídas ao longo de três meses de trabalho, acompanhadas por um consultor da área. São encontros que acontecem no final de semana, a cada quinze dias, definidos os horários e datas em conjunto com o grupo de agricultores participante. Após os encontros de capacitação, também acontecem duas horas de consultoria individual em cada propriedade.

Conteúdo

Apresenta conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas para que o estudo seja agradável e para que o empreendedor rural possa relacionar o que está estudando com a prática de sua rotina na propriedade. As tarefas práticas envolvem a realização do diagnóstico da propriedade, identificação de novas ideias de negócio a partir de sua realidade e das potencialidades da região, buscar informações para avaliar as ideias e elaborar um plano de negócios.

A metodologia do programa foi ambientada para o universo agrícola, visando orientar o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio, elaborar plano de negócio e gerenciar o empreendimento. A iniciativa busca motivar os jovens para revitalizar suas propriedades rurais e/ou descobrir os empreendimentos viáveis que estão ao seu alcance, como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal etc.

COMO PARTICIPAR

O empreendedor rural deve procurar a Sala do Empreendedor para fazer sua inscrição. Inscrições gratuitas e limitadas. Primeiro encontro dia 22 de agosto de 2014 (sexta-feira), às 13h30, na CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Papanduva.