O Brasão

O Brasão do Município:

1. Escudo Samnítico: usado para representar o Brasão de Armas de Papanduva, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, herdado pela heráldica brasileira como evocativo da roça colonizadora e principal formadora de nossa nacionalidade.

 

2. Coroa que sobrepõe o escudo: é um símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de seis torres, das quais apenas quatro são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na Terceira Grandeza ou seja, sede de Município.  

 

3. Metal Argente (prata): é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade.

 

4. Na parte superior do escudo temos: a panóplia constituída pela representação do milho e do trigo, aponta no Brasão duas das principais riquezas econômicas do município, baseada na agricultura: o milho e o trigo.

 

5. Na parte inferior do escudo temos: a asna ou chaveirão de sable (preto) é o símbolo heráldico da cavalaria e a barraca de campanha de goles (vermelho) que lembra o acampamento dos tropeiros que deu origem ao povoado.

 

6. Cores preto e vermelho: Preto é o símbolo da austeridade, prudência, sabedoria, moderação, firmeza de caráter. O vermelho simboliza o amor pátrio, dedicação, audácia, intrepidez, coragem, valentia.

 

7. Ornamentos exteriores: o paquife ornamental é o símbolo representativo de glória, de vitória conquistada, carregado com o número 1880 que representa a data em que tem início da colonização do município e, 1954 da emancipação politico-administrativa de Papanduva.

 

8. No listel de goles (vermelho): em letras prateadas, inscreve o identificador Papanduva.