Pacientes dispostos a realizar cirurgia de pterígio devem procurar a Policlínica Municipal

Buscando zerar a fila de pacientes que aguardam pela cirurgia de pterígio, o Governo do Município está solicitando via Comissão Intergestores Regional do Planalto Norte – CIR a realização de um mutirão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Hoje, a fila de espera pela cirurgia em Papanduva é de aproximadamente 100 procedimentos, cujos pacientes aguardam pela cirurgia desde 2016. Em 2018, a Secretaria da Saúde realizou uma ação que atendeu mais de 50 pacientes que aguardavam pelo procedimento desde 2013.

Os pacientes portadores de pterígio que desejam realizar o procedimento cirúrgico devem procurar a Policlínica Municipal. Informações pelo telefone 47 3653 1920.

Entenda a doença

O Pterígio consiste em uma lesão benigna, causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea. O pequeno espessamento rosado e algumas vezes elevado, usualmente se forma no canto nasal, porém pode ocorrer na porção externa da conjuntiva.

O pterígio normalmente cresce de forma lenta durante a vida e pode parar seu crescimento em certo ponto. Em casos avançados, a lesão continua progredindo até recobrir o eixo visual correspondente à pupila e interferir na visão.