Papanduva participa do Seminário Norte Catarinense de Gestores Municipais de Educação

Na última terça-feira (6) a AMPLANORTE, através do Colegiado de nutricionistas e a Epagri promoveram, em Mafra, o Seminário Norte Catarinense de Gestores Municipais de Educação.

Para discutir o tema “Fortalecendo ações para a promoção da alimentação saudável na escola” estiveram reunidas 230 pessoas, entre Secretários Municipais e Gestores da Educação dos 13 municípios do Planalto Norte.

No evento foram discutidos Programa Nacional de Alimentação Escolar; alimentação saudável; atendimento a alunos com necessidades nutricionais especiais; legislação sobre a alimentação dentro das escolas.

Evelise Zerguer, professora de gastronomia no IFSC em Canoinhas falou sobre boas práticas nas cozinhas escolares. Os participantes se reuniram em grupos, dos quais saíram alguns projetos que podem ser implantados nas escolas e que vão compor um documento para ser compartilhado entre as escolas municipais.

O seminário faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido pelo Colegiado de Nutricionistas junto às escolas e Centros de Educação Infantil das redes municipais. O Projeto: “Escolas Municipais do Planalto Norte Catarinense como Agentes de Educação Alimentar e Nutricional” tem como ideia principal trabalhar o tema alimentação saudável num contexto amplo e integrado em várias ações dentro das escolas e não mais como algo pontual de determinada disciplina.

Outras ações, como palestra para os professores, capacitação e encontro regional de merendeiras já foram realizadas. No mês de julho o colegiado fará uma oficina sobre o tema com os professores. O objetivo dessas ações é formar cidadãos conscientes de suas escolhas alimentares.

Na região todos os municípios adquirem mais de 30% dos recursos repassados pelo FNDE em produtos da agricultura familiar.

O município de Papanduva foi representado pela secretária de educação, pela nutricionista escolar e pelos diretores das escolas municipais.

Fonte: Amplanorte