Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos contribui para o desenvolvimento de crianças e adolescentes papanduvenses.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Papanduva atende hoje 80 crianças e adolescentes com idade entre 6 a 17 anos. Todo o trabalho desenvolvido por professores, psicólogo e assistente social busca ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária de crianças e adolescentes em risco de vulnerabilidade social.

No centro de convivência, as crianças e adolescentes praticam diversas atividades  voltadas à cultura, esporte e lazer. Elas têm ainda aulas de música, artesanato, artes cênicas e outros, coordenadas por profissionais capacitados na área. Uma vez que um dos objetivos do SCFV é possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã.

Os adolescentes assistidos pelos profissionais participam de aulas e debates que abordam temas de interesse da faixa etária, como futuro profissional, economia, sexualidade, drogas, violência e outros.

Contribuindo na melhoria do atendimento, no início do ano,  o Governo do Município realizou reparos para a melhoria na qualidade do atendimento às crianças e adolescentes que frequentam o SCFV. Entre as benfeitorias estão a construção de rampas de acessibilidade, reforma dos banheiros, troca de lâmpadas e substituição de cortinas de tecido por persianas. Além disso, o Governo prevê a futura pintura do prédio e a manutenção do parque infantil.

 

 

Como participar?

Para que o SCFV possa atender a todos que dele necessitam, é necessário encontrar e cadastrar no CadÚnico as famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social e inserir com prioridade nos serviços os membros dessas famílias.

É fundamental a participação dos pais ou responsáveis no SCFV o que aumenta o grau de confiança e o vínculo entre a criança e o membro familiar. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço federal vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, para ter acesso ao Serviço é necessário os pais ou responsáveis realizarem cadastro no CRAS, que encaminha as crianças para o serviço e trabalha as famílias desses menores.