2º Seminário do Programa Planorte Leite em Canoinhas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve destinar, nas próximas semanas, R$ 300 milhões para o Programa de Melhoria da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro. A verba deverá ir para Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo secretário do Produtor Rural e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, que estará no Planalto Norte na próxima semana.

No dia 11 de setembro será realizado, durante a FESMATE, em Canoinhas, o 2º Seminário do Programa Planorte Leite. Caio Rocha falará sobre o futuro da produção leiteira e deve pincelar algo sobre os recursos. O programa Planorte Leite visa participar do desenvolvimento integrado e sustentável do Planalto Norte de Santa Catarina por meio do fomento da cadeia produtiva do leite, propiciando a integração das instituições, entidades e produtores, com base na produção diferenciada, gerando renda e estabilidade econômica social e ambiental.

O evento deve reunir agricultores, produtores de leite, técnicos, autoridades, entidades representativas, entre outros, a fim de discutir as oportunidades do setor e de alavancar a produção leiteira focando na qualidade e na sustentabilidade.

 

Recursos

Os cinco estados que receberão os recursos respondem por 80% da produção nacional de lácteos. Segundo Caio, a verba deverá ser investida em assistência técnica, melhoramento genético, promoção comercial e controle e erradicação da brucelose e tuberculose. Em todo o país, a cadeia produtiva do setor envolve 1,3 milhão de produtores.

O secretário destaca, ainda, que o Mapa tem se empenhado para ampliar as negociações com os representantes do setor privado para garantir aos países do Mercosul uma parcela do mercado brasileiro que não afete a competitividade e crescimento da cadeia nacional de lácteos. A produção brasileira de lácteos hoje é superior ao consumo interno. Atualmente, a maior parte do excedente de lácteos é exportada para Angola, Argélia e Venezuela. O Brasil embarca para o exterior principalmente leite em pó e leite condensado. Segundo o MAPA o Brasil tem 11 estabelecimentos habilitados a exportador lácteos para a Rússia. A expectativa é que mais 13 frigoríficos venham a obter autorização para embarcar leite e derivados para aquele país.

Durante o Seminário, no dia 11, haverá também um breve relato sobre o Programa Planorte Leite; homenagem aos pioneiros na produção de leite a base de pasto na região e o lançamento das máquinas e equipamentos para a atividade leiteira desenvolvidos no Planalto Norte Catarinense.

O evento será realizado das 8h30 às 13h30 no Parque de Exposições Ouro Verde, BR 280 – Bairro Piedade, Canoinhas.

 (Fonte: Amplanorte)