Alunos da rede municipal de ensino são avaliados pelo sistema Positivo

Os alunos do 4º ano da rede municipal de ensino de Papanduva realizaram na última semana a Prova Hábile, uma forma de avaliação do Sistema de Ensino Positivo, que verifica o nível de aprendizagem dos estudantes no 4º ano; preparando estes alunos para no ano seguinte prestarem a prova do IDEB.

A metodologia aplicada pelo Hábile avalia leitura e interpretação de textos; matemática, com ênfase na resolução de problemas e ciências, com enfoque em fenômenos naturais e tecnológicos.  Os pais respondem questionários enviados pela escola, possibilitando maior integração no contexto familiar. Já os professores responderam aos questionários em que constam dados de caracterização e percepção sobre o contexto escolar.

Segundo o Secretário de Educação, Ney Kllip, a aplicação da prova Hábile serve como um termômetro do aprendizado. “Com os resultados vamos observar as necessidades dos alunos, como por exemplo, dificuldades de interpretação de texto ou na resolução de problemas matemáticos, que serão trabalhados no planejamento do ensino. Uma prioridade do Governo Municipal na melhoria constante da educação”.

IDEB:

No mês de setembro, o MEC divulgou as notas da avaliação do IDEB, onde a rede municipal de ensino de Papanduva se destacou, atingindo a segunda melhor média do Planalto Norte catarinense.

O Grupo Escolar Municipal Prefeito Rubens Alberto Jazar conquistou a nota 6,9 e a Escola Prof Walmir Lúcio Senna 6,4, superando a média nacional que é de 5,0. A avaliação foi realizada no final de 2013  para os alunos do 5º ano do ensino fundamental. O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um dos principais indicadores para monitorar a qualidade do ensino.

A Secretaria Municipal de Educação atribui esse resultado aos investimentos feitos na Educação, e aquisição do Sistema de Ensino Positivo com apostilas para os alunos e formação continuada para os professores. Ao longo de 2013, foram realizados estudos extraclasses com atividades de reforço nas áreas de português e matemática, além da aplicação de simulados.