Instituído Hino Oficial do Município de Papanduva

“Ergue-se majestosa ao Norte de Santa Catarina, Papanduva tu és a estrela que embeleza e ilumina”.

Faltando pouco mais de um mês para o aniversário de emancipação político-administrativa, o município, bem como os papanduvenses receberam um presente histórico: O Hino Oficial do Município de Papanduva. No último dia 5, o Prefeito Dario Schicovski sancionou a Lei nº 2.040, que institui a composição de autoria de Edival Olinek como Hino Oficial.

Segundo Lei anterior são símbolos do município Bandeira, Brasão e Hino. Conhecendo a falta de um Hino Oficial para homenagear o município em atos solenes organizados tanto pelas repartições públicas quanto pelas escolas locais, ou outras entidades, ainda em 2014, a administração municipal lançou concurso público para criação de letra e melodia do Hino Oficial do Município de Papanduva.

Após um longo trabalho de compositores e músicos inscritos no concurso, bem como das comissões organizadora e julgadora, esta última composta por professores, músicos, conhecedores da história e membros da Câmara de Vereadores, a composição de Edival Olinek, morador da cidade, foi classificada. Após a escolha da letra e melodia, a composição foi enviada à Câmara de Vereadores e aprovada pelo legislativo.

Agora, com a composição oficialmente legalizada,  a administração municipal contratará empresa especializada para promover a gravação, execução instrumental e vocal do hino oficial do Município, bem como de sua letra declamada.

Conheça a letra:

Hino Oficial do Município de Papanduva

Autor: Edival Olynek

Papanduva tu és a estrela que embeleza e ilumina.

Na região do Contestado, onde as tropas,

Vindas do Sul no passado se instalavam.

Os tropeiros encostavam suas carroças.

E o “papuã” seus animais aqui pastavam.

Papanduva tu és a estrela que embeleza e ilumina.

Formou-se um povo amistoso e hospitaleiro,

Com muita fé e um coração acolhedor,

Que trabalha duro com amor o ano inteiro,

Sem distinção de credo, raça e cor.

Papanduva tu és a estrela que embeleza e ilumina.

A agricultura e a pecuária hoje são fortes,

A cultura, a indústria e os esportes,

São nossas riquezas e nos enchem de orgulho,

Nos fazem ser papanduvenses até a morte.

Papanduva tu és a estrela que embeleza e ilumina.

Nossa bandeira em suas cores representa,

O verde a honra, a esperança e alegria.

O vermelho mostra nossa audácia e coragem,

Amor à pátria, dedicação e valentia.