Secretário de Agricultura fala sobre as ações da Pasta que movimentam o setor e a economia agrícola papanduvense.
No último sábado (16), o informativo de rádio “Prefeitura Notícias” entrevistou o secretário de agricultura Sidney Zieskovski que explanou as principais ações que foram realizadas nos últimos meses na secretaria, falando sobre os projetos implantados em benefício do homem do campo, e ainda sobre os planos para o futuro da pasta.
A criação de gado leiteiro é uma das principais fontes de renda do agricultor papanduvense. Para otimizar a produção, a secretaria investe na produção de silagem. Com a aquisição de três ensiladeiras ano passado, a produção deste alimento para o gado triplicou, na safra de 2014 foram produzidas 1.960 toneladas de silagem, já na safra deste ano, que está em fase final, a secretaria contabilizou 2.400 toneladas do alimento.
O secretário falou ainda sobre o “projeto piloto” desenvolvido com piscicultores locais. O projeto visa incentivar a criação de peixes nas propriedades rurais, não necessariamente com fins comerciais, mas, ensinando as técnicas de criação e adequando os produtores ao cultivo correto e rentável, diminuindo os desperdícios de ração e insumos, melhorando o manejo e a lucratividade.
A produção de hortaliças no projeto “Horta Caseira” é constante. A equipe incentiva os alunos a adotarem a prática da horta caseira, distribuindo mudas nas escolas. Em 2014, aproximadamente 65 mil mudas de hortaliças foram distribuídas gratuitamente nas escolas e à comunidade em geral. As verduras prontas para o consumo são destinadas às instituições de ensino locais e ao hospital.
Através do programa Terra Boa, a secretaria de agricultura transporta calcário a um preço acessível até as propriedades rurais. Em 2014 a secretaria transportou 2.600 toneladas de calcário. Na safra deste ano, a secretaria já contabilizou 1.700 toneladas entregues no valor de R$ 1,30 por km rodado.
Sidnei ressaltou também durante a entrevista, os serviços prestados nas propriedades rurais através do Programa Porteira Adentro. Através deste programa, o município auxilia na execução de obras de infraestrutura em pequenas propriedades rurais do município de Papanduva. Serviços como patrolamento, abertura de valetas e açudes, encascalhamento e conservação de estradas que dão acesso até 500 metros dentro do sítio são alguns serviços oferecidos.
Para fortalecer e agilizar estes serviços prestados, a Secretaria recebeu na última semana, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) uma retroescavadeira que será utilizada principalmente no Porteira Adentro.
Além do setor agrícola a secretaria de agricultura cuida do meio ambiente no território papanduvense. Após a conclusão do desassoreamento do Rio Papanduva, a secretaria segue cultivando a encosta de toda a extensão do rio que recebeu a obra. A equipe está semeando gramíneas na região, a fim de manter as encostas preservadas e, consequentemente evitando erosões nos períodos de chuvas e garantindo o rio limpo e desassoreado por mais tempo.