Centro de Educação Infantil Luiz Schadeck (Tio Luiz) 25 anos de História – Jubileu de Prata

O Centro de Educação Infantil Municipal oficialmente denominado Luiz Schadeck, ou Tio Luiz, como é popularmente conhecido, nasceu no dia 20 de junho de 1989, com a Lei nº946/89, primeiro CEI instalado no município de Papanduva, situado no bairro São Cristóvão.

Luiz Schadeck foi escolhido como patrono do CEI levando em consideração o espírito empreendedor e o lado humano que envolvia o então saudoso cidadão, grande benfeitor da comunidade, que muito agregou na agricultura municipal na época. Homem que sempre esteve disposto a ajudar nas mais diversas ocasiões. Dar o nome de “Luiz Schadeck” ao Centro de Educação Infantil significou memorar um cidadão papanduvense que, fez história nesta terra, pois, no seu modo simples de viver, contagiava a todos pela afeição, sem qualquer distinção.

Luiz Schadeck nasceu no dia 26 de abril de 1933, na extinta localidade de Poço Grande, interior de Papanduva, terras que hoje pertencem ao Exército Brasileiro. Casado com a Sra. Lucia Schafachek Schadeck, dedicou toda a sua vida à agricultura e faleceu no dia 23 de abriu de 1988, vítima de acidente.

Atualmente o Centro de Educação Infantil Tio Luiz trabalha intensamente no desenvolvimento educacional das crianças, atendendo 65 alunos, de 04 meses a 3 anos e 11 meses de idade, diariamente em período integral. A referida instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de Papanduva, que custeia alimentação, transporte, despesas de água, luz, telefone, internet e recursos humanos. O número de vagas existentes atualmente é suficiente para atender a demanda do bairro. Os requisitos usados para matrícula da criança na instituição é a mãe estar trabalhando e residir no raio escolar, que compreende das proximidades da Praça 11 de abril até a BR-116.

O Centro de Educação Infantil Luiz Schadeck (Tio Luiz) possui três salas com materiais pedagógicos e lúdicos, que facilitam o trabalho dos profissionais de educação e o desenvolvimento das crianças. A instituição conta com a participação dos pais e da comunidade para um bom andamento, uma vez ao ano o CEI realiza Festival de Prêmios e Ação Entre Amigos, com o objetivo de arrecadar fundos, empregados na manutenção e conservação básicas do Centro.

O CEI possui prédio próprio, bem localizado, totalmente cercado e monitorado por interfone e portão eletrônico, garantindo assim, a segurança dos alunos no ambiente escolar. O espaço externo é pequeno, mas bem aproveitado, tem parquinho infantil com caixa de areia cercada, duas casinhas, espaço com grama e jardim frontal. Em 2010 o CEI Tio Luiz inaugurou a primeira extensão, também no bairro São Cristóvão destinada a hospedar o berçário. Atualmente esta extensão atende 25 crianças de 04 a 11 meses de idade. Somando os alunos da sede e da extensão, o CEI Luiz Schadeck atende o total de 96 crianças do bairro São Cristóvão.

Para os profissionais que atuam na entidade, o eixo da educação infantil é visto como um processo de transformação do sujeito, que precisa sempre buscar meios mais adequados para torná-los em ser ativo, consciente e responsável pelo seu desenvolvimento.