Programa e-SUS em fase de implantação na Secretaria da Saúde de Papanduva
Está em fase de implantação em Papanduva o sistema e-SUS. Um sistema de informações completo, onde todos os dados de atendimentos, de todos os profissionais de saúde são inseridos, desde o agente comunitário de saúde até o médico. No futuro, quando todos os cadastros estiverem concluídos, por ser um programa nacional, o e-SUS poderá ser utilizado para agendar consultas e fazer triagem, dentro de qualquer unidade de saúde do país. O sistema armazena todos os dados do cidadão em um histórico, que pode ser consultado por profissionais específicos.
Neste primeiro mês de funcionamento do sistema no município, mais de três mil cadastros já foram realizados no e-SUS, pela secretaria municipal de saúde de Papanduva. Lembrando que o programa ainda está em fase de implantação e todas as equipes estão empenhadas para fazer o programa acontecer e ser uma realidade, beneficiando os usuários do SUS, e facilitando os atendimentos de saúde desses cadastrados em qualquer lugar do país.
O Sistema e-SUS é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar a atenção básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos sistemas de informação em saúde, do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento a população. A estratégia do e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS, em busca de um SUS eletrônico.