Projeto Uso da Calculadora na Escola Walmir Senna.

O maior desafio encontrado pelos professores de matemática é tornar essa disciplina agradável. Quando aplicada ao cotidiano, é possível através dela, estimular o raciocínio lógico, mudando a visão de que saber matemática é privilégio de poucos. Prova disso é o projeto “Uso da Calculadora”, desenvolvido na Escola Walmir Lucio Senna.

O projeto objetiva desenvolver diferentes possibilidades para o uso da calculadora, instigando a reflexão dos alunos sobre as funcionalidades do equipamento e aguçando a curiosidade. Quebrando o paradigma de que a calculadora não é um recurso didático, que impossibilita ou atrasa o raciocínio do aluno. Lógico que só é aconselhável fazer uso da calculadora quando os alunos já compreendem e dominam as operações.

Na escola Walmir Senna, após as aulas do projeto, os alunos continuaram realizando as operações manualmente, considerando que a calculadora não dá pra usar em todas as atividades, e sim em algumas específicas e bem elaboradas, sempre com os objetivos bem definidos. Os alunos adoraram a aula de matemática, que se tornou mais interessante e produtiva.