ANVISA proibe uso e comercialização de pomadas para modelar cabelos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de pomadas, de todas as marcas e todos os tipos, para trançar e modelar cabelo. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.
A medida é preventiva e temporária, e permanecerá vigente enquanto não forem concluídas as investigações sobre os efeitos adversos que o uso desses produtos pode causar. Ainda de acordo com a decisão, o uso, a comercialização e a exposição desse tipo de produto deve ser suspenso imediatamente.
A Anvisa justifica que a proibição é resultado de uma avaliação de risco feita pela entidade em conjunto com o Ministério da Saúde e as Vigilâncias Sanitárias locais, haja vista o aumento de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto.
Por que as pomadas para cabelos foram suspensas?
Ainda em dezembro de 2022, a Anvisa fez o primeiro alerta sobre o recebimento de um volume alto de queixas de efeitos adversos graves decorrentes do uso de pomadas para modelar e trançar cabelos. Na época já destacava ocorrências como:
- Perda temporária da visão;
- Ardência nos olhos;
- Lacrimejamento intenso;
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Inchaço ocular;
- Dor de cabeça.
De acordo com os relatos, o tempo para a recuperação da visão no caso da cegueira temporária ultrapassou uma semana, podendo chegar a até 15 dias. A agência destaca que as reclamações são principalmente ligadas a banhos de mar, piscina, ou mesmo de chuva após o uso dos produtos.
Fiscalizações serão realizadas em mercados, farmácias, drogarias e salões de beleza para orientação e suspensão do uso e comércio dos referidos produtos.
Colabore com a saúde de todos.
Secretaria Municipal da Saúde
Vigilância Sanitária.