Hortas desenvolvidas em Papanduva

Em Papanduva, o Horto Florestal Municipal e o Centro de Atenção Psicossocial – Caps realizam o cultivo de hortas orgânicas.  Uma prática que garante a qualidade dos produtos consumidos e a certeza de alimentos livre de agrotóxicos.

Os servidores do horto florestal são responsáveis pelo cultivo desde a produção das mudas até a colheita e distribuição dos produtos. As leguminosas são distribuídas entre as escolas, CEIs, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Hospital e outras entidades assistenciais. A secretaria de agricultura está desenvolvendo um projeto para ampliação e melhoria dos viveiros, com o objetivo de otimizar os espaços e a consequente melhoria da produção.

 

Horta Terapêutica do CAPS

Já no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Papanduva é desenvolvida a horta terapêutica. O projeto contribui com o tratamento dos pacientes que auxiliam no cultivo de hortaliças, aliado à prática de atividades ao ar livre. Os objetivos terapêuticos da oficina são a socialização, o trabalho em equipe, a autonomia, entre outros.

Sob a coordenação do CAPS, a horta terapêutica tem o apoio do SENAR que doou parte da estrutura de irrigação. As hortaliças produzidas são consumidas e vendidas. Parte dos recursos arrecadados com as vendas são empregados na melhoria das estruturas da horta, como sistema de irrigação, mudas, insumos e afins. Já a outra parte é poupada para realização de viagem e atividades de lazer entre os pacientes.