Realizada 5ª Conferência Municipal da Saúde de Papanduva.

Na terça-feira (07),  Papanduva realizou a 5ª Conferência Municipal da Saúde, com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro”. O salão da igreja Santo Antônio foi palco do evento que reuniu mais de 200 pessoas, entre membros do poder público, profissionais da saúde e sociedade civil.

Na ocasião foram discutidas ações que nortearão os caminhos da saúde pública do país nos próximos quatro anos.

A realização das Conferências de Saúde são obrigatórias em todos os municípios desde 1988, e funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários.

Para a palestrante do dia, Daniele Ennes Brey, “A conferência serve para oxigenar os profissionais de saúde, levantado temas que realmente importam para a sociedade, que também tem a oportunidade de ser ouvida em relação às principais carências apresentadas no sistema, a exemplo da ampliação do acesso à saúde e o financiamento da saúde pública.”