Setembro amarelo, mês da conscientização sobre o suicídio.
A Campanha Setembro Amarelo surgiu no Brasil em 2015, para chamar atenção da população sobre o suicídio, considerado por muitos especialistas uma das consequências da depressão.
Em Papanduva, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial em conjunto com a Secretaria da Saúde do Governo do Município estão realizando a campanha de mobilização da sociedade sobre o suicídio, um problema de saúde pública que vitima muitas pessoas todos os anos.
De acordo com os dados oficiais, 32 brasileiros são mortos por dia, vítimas do suicídio. A organização Mundial da Saúde estima que com a realização de campanhas e o preparo das pessoas para lidar com o suicídio, 9 em cada 10 casos podem ser prevenidos. Para tanto, é importante familiares ou pessoas mais próximas se manterem atentos aos sinais emitidos de pensamentos suicidas. Aprender a lidar ou identificar tais situações só é possível se a sociedade passar a falar abertamente sobre o assunto, quebrando tabus e preconceitos.
O CAPS orienta que está de portas abertas para ajudar as pessoas que se encontram nesta situação, bem como os familiares e pessoas próximas, para saber a forma correta de agir. Lembrado que a prevenção ainda é a melhor opção. Para mais informações procure o CAPS. Telefone 47 3653-1574.