4 de Abril – Dia Nacional do Parkinsoniano

Hoje dia 04 de abril é o Dia Nacional do Parkinsoniano. Devemos voltar nossa atenção para essa data, pois de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (ONU), existem aproximadamente, 4 milhões de pessoas no mundo com a doença. Trata-se de uma doença neurológica, ela deve ser tratada com máxima atenção, combatendo os sintomas para que possa retardar seu progresso a tempo.
 
A doença de Parkinson foi descoberta e inicialmente estudada pelo médico inglês James Parkinson. Com sintomas variados o Parkinson raramente atinge pessoas com menos de 50 anos, e pode comprometer tanto homens quanto mulheres, caracterizado por dificuldades como: tremor de repouso, instabilidade na postura, alta rigidez muscular e diminuição na mobilidade.

Por não possuir um diagnóstico muito fácil e ser uma doença degenerativa, crônica e progressiva, ela atinge em geral pessoas idosas, por isso todos a volta da pessoa devem estar atentos aos sintomas e procurar um médico o mais rápido possível, realizando todos os exames necessários e se constada a doença, fazer um acompanhamento e o tratamento de forma correta, que é basicamente o uso de medicamentos, fisioterapia, psicoterapia e em alguns casos a cirurgia.

Para saber mais sobre a doença e suas características, dicas e um guia de como cuidar de uma pessoa com a doença acesse: http://www.parkinson.org.br/. Vamos lutar juntos para que não haja discriminação e principalmente consciência de todos os brasileiros.