Mudança no clima exige cuidados com a saúde

O outono caracteriza-se por dias mais frios, baixa unidade do ar. A mudança de temperatura que da transição entre o verão e o inverno tende a deixar a saúde mais sensível, e os cuidados principalmente contra gripes e resfriados devem ser redobrados.

Com a queda da temperatura é comum que as pessoas fiquem mais próximas umas das outras em locais fechados. Essa situação facilita a dissemiação de doenças transmitidas pelo ar, a gripe por exemplo, pode ser passada quando o doente tosse, fala ou espirra. Sinisite, rinite e otite costumam incomodar mais nesse período. Para ajudar a prevenir esses problemas de saúde típicos da estação a Secretaria Municipal da Saúde dá algumas dicas dos cuidados que devem ser tomados:

  • Evitar ficar por muito tempo em ambientes fechados e aglomerados;
  • Manter os ambientes arejados;
  • Ficar atendo a hidratação, bebendo bastante água;
  • Evitar materiais que acumulam ácaros e poeira (tapetes, cortinas, estofados de tecido)
  • Diminuir a exposição à poluição atmosférica, principalmente nos horários de muito tráfego de veículos.

 

Campanha da Vacinação Contra a Gripe

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina decidiu antecipar para o dia 25 de abril o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nacionalmente, a imunização começa em 30 de abril, dia “D” de mobilização para intensificar a vacinação para todos os grupos. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a campanha vai até 20 de maio.