Prefeitura encaminha novamente projeto de Lei ao legislativo, que visa a criação de cargos de Agentes de Combate às Endemias

Atendendo a pedidos da população e de alguns vereadores descontentes com a votação da maioria dos parlamentares, que rejeitaram o projeto de lei que visa a criação de cargos de Agentes de Combate às Endemias, nesta semana, o prefeito novamente encaminhou a proposta à Câmara de Vereadores.

O referido texto prevê a criação de dois cargos, cujos profissionais atuarão na prevenção e controle de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais e coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS em parceria com a secretaria da saúde.

Os funcionários, contratados através de processo seletivo, são disponibilizados pelo Ministério da Saúde, que lançou este programa de emergência. Em todos os municípios do país, os agentes têm como foco o desenvolvimento de ações e a fiscalização de locais propícios, para evitar o surgimento e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e do perigoso Zika Vírus possível causador da microcefalia ao infectar gestantes.

Em Papanduva ainda não foi registrado nenhum foco das doenças, nem o aparecimento do mosquito e suas larvas. Mas como é de conhecimento de todos através de orientações do Ministério da Saúde e campanhas divulgadas na mídia, a prevenção ainda é a única forma de imunizar uma população.

Segundo a mensagem encaminhada pelo executivo, “Nos Programas de Saúde da Família – PSFs, tanto os Agentes Comunitários de Saúde como os Agentes de Combate às Endemias ocupam posto de relevo, tendo em vista, que cabe a eles, de forma especial, levar ações de promoção a saúde e de controle de doenças às comunidades mais distantes”.