Jovens papanduvenses são dispensados do serviço militar

Na manhã de 15 de setembro, aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes de Papanduva a cerimônia de dispensa dos 204 jovens alistados neste ano, no serviço militar obrigatório, com ato de juramento à bandeira.

A cerimônia foi coordenada pelo Tenente Marco Antônio Hizo, Comandante da 13ª Delegacia de Canoinhas e Junta de Serviço Militar de Papanduva. Estavam presentes no evento o prefeito Tuca,  secretários municipais, o  Sargento Costa, representante do Corpo de Bombeiros e militares do 5º R.C.C.

O ato de jurar a bandeira nacional faz parte do cerimonial das Forças Armadas do Brasil, quando os soldados prestam o compromisso de defender a pátria, simbolizada pela Bandeira Nacional, e cumprir os deveres militares, mesmo que isso implique o sacrifício da própria vida.

Acompanhado da execução do Hino Nacional,  ato de juramento para os reservistas, aqueles dispensados do serviço é procedido do seguinte texto:“Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei, com o sacrifício da própria vida”.