Programa de Prevenção do Câncer de Próstata do Homem Rural

Para oportunizar espaços de informação e prevenção do câncer de próstata e demais assuntos de interesse do homem em comunidades rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), a Prefeitura de Papanduva, através da Secretaria de Saúde e o Sindicato dos Produtores Rurais, promoveram no último dia 14 de abril no salão da capela Nossa Senhora do Patrocínio, na localidade de Pratinha, o encontro onde contou com a participação de aproximadamente 100 homens no Programa de Prevenção do Câncer de Próstata do Homem Rural.

O médico Dr. Anderson ministrou uma palestra com o objetivo de orientar e incentivar a prevenção do câncer de próstata. Por meio desta ação, buscou-se romper os preconceitos em relação ao exame.

No evento foi realizado também cortes de cabelo aos interessados por profissionais voluntários de Papanduva.

Para o Prefeito Tuca, eventos e programas como este, oportuniza ao homem do campo acesso às oportunidades, prevenindo várias doenças e elevando a sua qualidade de vida.

Prevenção

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células do órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

A Sociedade Brasileira de Urologia ressalta que mesmo sem sintomas, o homem deve realizar anualmente o exame de prevenção e o PSA no sangue a partir dos 50 anos, e dos 45, se houver casos na família. Além da idade (aproximadamente 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos) e do histórico familiar, são fatores de risco a raça (maior incidência entre negros), a alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos, sedentarismo e obesidade.

O tratamento do câncer vai depender do estágio da doença em cada paciente, porém, em todas as fases de evolução do câncer de próstata existe um tratamento adequado.