O município de Papanduva atinge média de 6,6 no IDEB.

As escolas da rede municipal de ensino Rubens Alberto Jazar e Walmir Lúcio Sena atingiram as melhores notas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município.

O Grupo Escolar Municipal Prefeito Rubens Alberto Jazar conquistou a melhor nota com 6,9 ea Escola de Ensino Fundamental Professor Walmir Lúcio Senna atingiu a segunda melhor nota, 6,4. Sendo que as notas destas escolas estão entre as mais altas do Planalto Norte Catarinense.

O município de Papanduva atingiu nota média de 6,6 nas escolas municipais e estaduais, superando a média nacional que é de 5,0.

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O Índice é uma avaliação nacional em prol da qualidade na educação, é um indicador de qualidade educacional que combina informações de  desempenho em exames padronizados obtido pelos estudantes ao  final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

A avaliação em questão, foi realizada no final do ano letivo de 2013, para os alunos do 5º ano (séries iniciais) do ensino fundamental.

Em 2013, a Secretaria Municipal de Educação investiu em estudos extra classe para as turmas do 5º ano, classe que faz a Prova Brasil. Os estudantes, além do horário normal de aula participaram no contra turno de estudos como reforço nas áreas de português e matemática. O município investiu em formação continuada para professores através do Sistema de ensino Positivo. O Sistema também aplica avaliação nas classes de 4º ano por meio do sistema Hábile, com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem já no 4º ano. Os alunos do 5º ano fizeram simulados ao longo do ano letivo de 2013.

A Administração Municipal parabeniza os estudantes, professores, e diretores das escolas Rubens Alberto Jazar e Walmir Lúcio Sena, também aos pais, sempre presentes na educação dos filhos, bem como os profissionais da Secretaria Municipal de Educação pelo empenho e dedicação.

O IDEB:

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

(fonte: Portal Mec)