Escola Municipal Professor Walmir Lúcio Senna, qualificada como finalista do Prêmio Lume: Escola Referência – 2023, 1ª Edição

A Escola Municipal Professor Walmir Lúcio Senna , foi classificada e qualificada como finalista do Prêmio Lume: Escola Referência – 2023, 1ª Edição, e ficou entre as dez melhores escolas municipais da região norte do Estado de Santa Catarina .

“Este prêmio é o reconhecimento de todo trabalho realizado ao longo dos anos e uma conquista de todos os profissionais, famílias e alunos que fazem parte da nossa escola e também dos que já passaram por aqui ao longo dos anos”, disse Eliane Ulbrich, diretora da unidade escolar. Um dos indicadores para que a escola seja classificada é a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). (fonte: www.gov.br).

O Prêmio busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública municipal de Santa Catarina. Concorreram todas as escolas de redes municipais que ofertam Ensino Fundamental e que forneceram informações suficientes para terem o seu Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC) calculado no Painel ICMS Educação do TCE/SC.

O ICMS Educação é extraído a partir dos indicadores educacionais das redes públicas municipais, entre eles, proficiência, gestão escolar, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, infraestrutura, acesso e permanência nas escolas e contextos socioeconômicos. (fonte: www.tcesc.tc.br – 2023)

A premiação é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, coordenado pelo TCE-SC, pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas e pelo Ministério Público de Santa Catarina, e composto por outras nove instituições (Alesc, Udesc, Governo do Estado, Fecam, Undime/SC, CEE/SC, Uncme/SC, Acafe e UFSC).