Profissionais da Saúde assistiram palestra sobre prevenção das deficiências, ministrada pela Apae de Papanduva

O agosto laranja é dedicado às ações de conscientização e prevenção às deficiências.  A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é celebrada no Brasil entre os dias 21 a 28 de agosto. Para marcar a data, na última quarta-feira, 22, a Apae de Papanduva com o apoio do NASF, ministrou uma palestra, na Câmara de Vereadores, para os Agentes Comunitários de Saúde e demais profissionais da saúde do município.

Na ocasião foram abordadas várias formas de prevenir as deficiências congênitas, bem como a importância da intervenção precoce nos casos que já foram diagnosticados, para evitar que a condição se agrave, piorando o desenvolvimento físico e mental da pessoa com deficiência. Como citado durante a palestra, quanto antes for diagnosticada a deficiência ou atraso no desenvolvimento, em especial nas crianças, antes se inicia o tratamento para sua reabilitação e intervenção para uma vida saudável. Os resultados terão reflexo na independência e autoestima do adulto com deficiência, bem como na sua família e em todos os seus relacionamentos.

Ainda segundo a Apae, a disseminação de informações e a formação de agentes multiplicadores na conscientização da população é de suma importância para o tratamento precoce: Prevenir é possível e é ainda o melhor remédio.