Escola Walmir Senna realiza mais uma edição da Festa do Tropeiro.

No dia 6 de setembro a Escola Municipal Professor Walmir Lúcio Senna realizou a edição de 2015 da Festa do Tropeiro. Organizada pela Associação de Pais e Professores – APP da escola e com  apoio da Secretaria Municipal de Educação, a festa é realizada todos os anos, com o objetivo de angariar fundos que são revertidos em melhorias na estrutura da unidade escolar, incentivando o conhecimento lúdico e histórico da literatura regional, diretamente relacionados à Guerra do Contestado e a presença dos tropeiros na região papanduvense, nos primeiros tempos da colonização do povoado.

O Salão Paroquial São Sebastião foi o palco desta festa, que teve almoço com comidas típicas, roda de viola, festival de prêmios, desfile dos tropeiros mirins e tarde dançante.  Neste  ano, desfilaram concorrendo ao título de tropeiros mirins 44 estudantes da escola e, receberam o título os alunos Hugo Cauã Watras de Lima e Kamilly Rodrigues.

A comissão organizadora parabeniza a todos os tropeiros mirins que participaram e abrilhantaram o desfile. Agradece aos pais e servidores da escola que colaboraram para o sucesso da festa e, a todos que prestigiaram o evento a Escola Walmir Lúcio Senna expressa seu Muito Obrigado!

 

 

A FESTA COMO APRENDIZADO E RESGATE HISTÓRICO-CULTURAL

A festa do Tropeiro surgiu na Escola em homenagem a história do Município de Papanduva, que teve como principais personagens de Povoamento os Tropeiros, que faziam da região de Papanduva local de parada para descanso, alimento do gado e na maioria das vezes pernoitavam, para no dia seguinte, continuar a viagem que seguia do Rio Grande do Sul até Feira de Sorocaba , em São Paulo.

Conforme a direção da escola, com o passar dos anos, os avanços tecnológicos tomaram conta da vida da população e do ensino, como um todo, mas as raízes que nos trouxeram até aqui precisam ser preservadas e relembradas.

A Festa do Tropeiro promovida pela Escola Walmir Lúcio Senna colabora com o resgate desta memória em Papanduva. No evento além de festival de prêmios e tarde dançante animada sempre por ótima música, a escola organiza roda de chimarrão com gaita e viola, delicioso almoço servindo comidas típicas do tropeiro, churrasco, frango assado e o tradicional arroz carreteiro.