Inaugurada Oficialmente a Subestação da Celesc de Papanduva
A Celesc inaugurou nesta segunda-feira, 8, a nova Subestação Papanduva. O empreendimento tem 38 km de extensão, em tensão de 138 kV e capacidade instalada de 26,6 MVA, e a Linha de Transmissão que conecta a nova unidade à Subestação Canoinhas, oferece mais confiabilidade no fornecimento de energia elétrica para Papanduva, Santa Terezinha, Major Vieira, Monte Castelo e Itaiópolis. Totalizando investimentos em torno de R$ 30 milhões.
O novo sistema será fundamental para o desenvolvimento da região. Nos últimos anos, o Planalto Norte passou a demandar mais energia e mais qualidade no abastecimento elétrico, por conta da instalação de fumageiras e de granjas de frango e de suínos. O investimento vem ao encontro das reivindicações de agricultores, empresários locais e da comunidade em geral, incrementando o potencial energético e econômico da região. Há tempos o investimento na melhoria da rede de retransmissão fazia-se necessário, porém no último ano, a situação se agravou. Empresas papanduvenses chegaram a somar 50 horas sem energia, e consequentemente sem produção.
Segundo o anfitrião do dia, prefeito Dario Schicovski, esta situação de quedas constantes de energia dificultava, e muito, a instalação de novos empreendimentos no município. “O primeiro questionamento dos investidores é em relação à qualidade da energia do local. Com este problema solucionado, a chance de atrairmos novos investimentos para a região só tende a aumentar”, acrescentou o prefeito.
Para o governado Raimundo Colombo, a partir de agora começa uma nova fase para a região do Planalto Norte catarinense, este investimento possibilitará à região viver um período muito mais favorável para crescer e se desenvolver”.
O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, falou que a obra incrementa, ao mesmo tempo, o potencial energético e econômico da região. A nova unidade está estrategicamente construída na área industrial do município. Próximo a ela, empresários e agricultores desenvolvem atividades que movimentam a economia de todo o Planalto Norte.“É essencial que esses consumidores recebam um serviço de qualidade e, principalmente, confiável”, destaca Siewert.