Campanha de Vacinação contra as Hepatites

Entenda as Hepatites A e B.

Hepatite A 
A vacina contra o vírus da hepatite A tem por objetivo a prevenção em praticamente 100% desta doença infecciosa causada por um vírus, cuja transmissão é tipo fecal-oral, ou seja, o vírus é excretado pelas fezes e contamina o humano através da ingestão de líquidos ou alimentos contaminados por ele. Apesar de ser considerada uma doença benigna, a hepatite A pode raramente causar uma forma fulminante de hepatite, muito grave e por vezes levando a morte do paciente. Nos adultos, a infecção pelo vírus da hepatite A costuma se manifestar de forma prolongada, e por vezes com reaparecimento dos sintomas, após melhora clinica. Como a maioria das doenças virais, a hepatite A não tem tratamento especifico, sendo quase sempre auto-limitada. 

A vacina contra a hepatite A é uma das mais seguras vacinas disponíveis, praticamente isenta de reações e confere 100% de proteção. A vacina está indicada para TODAS as crianças a partir de 1 ano de idade, em duas doses, por via intramuscular, com intervalo de 6 meses entre elas. No adulto, não há limite superior de idade para receber a vacina. Nos pacientes que já possuem imunidade contra o vírus da hepatite A (documentada através de exame de sangue especifico), a vacinação não é necessária. A vacina contra a hepatite A pode ser feita concomitante a qualquer outra vacina, sem interferência. 

Hepatite B 
A vacina contra a hepatite B é importantíssima, pois confere proteção contra um dos vírus de hepatite que pode se tornar uma doença crônica (para sempre), evoluindo muitas vezes para cirrose e câncer do fígado. A vacina contra o vírus da hepatite B está indicada para TODAS as crianças, no nascimento, pois tem a capacidade de prevenir a transmissão do vírus da hepatite B da forma dita “vertical”, ou seja, a transmissão da mãe para o recém-nascido no momento do parto. A vacina contra o vírus da hepatite B está indicada para TODAS as pessoas, num esquema de 3 doses, sendo a primeira dada nas primeiras horas de vida, a segunda entre 1 e 2 meses em relação à primeira dose, e a 3ª dose 6 meses após a primeira. Não há necessidade de reforço. A eficácia da vacina contra a hepatite B é superior a 95%, podendo ser menor em populações especiais, como obesos, diabéticos, pacientes com insuficiência renal crônica, entre outras situações clínicas. 

A aplicação é feita por via intramuscular, sendo esta vacina extremamente segura, produzida por tecnologia de engenharia genética e praticamente livre de eventos adversos graves. A vacina está indicada em qualquer momento da vida, em ambos os sexos, com o objetivo da prevenção da aquisição do vírus da hepatite B por via sexual ou através da exposição de instrumentos contaminados com sangue de paciente portador do vírus da hepatite B. Em qualquer idade, o esquema é sempre de 3 doses. A vacina contra a hepatite B pode ser feita concomitante com qualquer outra vacina, sem interferência. 

(fonte: vacinasantajoana.com.br)