Secretários de Agricultura recebem orientações do SEBRAE.

Na terça-feira, 31, os secretários e equipe técnica de agricultura dos municípios do Planalto Norte estiveram reunidos no Centro de Educação Profissional (CEDUP), em Mafra, onde aconteceu um encontro para discutir o programa Amplanorte Agro na região.

Foi realizada uma apresentação para os participantes, onde os consultores do SEBRAE, Rogério Ern e Leomar Luiz Prezotto falaram sobre o cronograma de atuação do programa, além de solicitarem um tempo dos técnicos para serem realizadas reuniões semanais individuais com os municípios, iniciando o processo de adequação à legislação.

“Nosso objetivo é dar oportunidades para que os pequenos produtores se adéquem, depois terem acesso a um mercado maior”, explicou Rogério Ern durante sua fala na apresentação.

 

Sobre o programa

 

Serão contempladas 50 agroindústrias ou indústrias que trabalham com processamento animal ou vegetal, em toda a área da Amplanorte, durante os 16 meses de programa.

Na primeira etapa será realizado um diagnóstico, onde cada município receberá uma avaliação individualmente, depois será feita uma revisão com os secretários e equipe técnica dos municípios, criando uma legislação na macrorregião, compatível com as particularidades dos municípios.

Para fomentar ainda mais as vendas, a ideia é criar uma identidade regional dos produtos através da utilização de um selo intermunicipal.

Para o Secretário Adjunto de Agricultura de Papanduva, Mário Célio Correia, é de grande importância a iniciativa promovida pela Amplanorte e SEBRAE. “Nada mais justo que recebermos orientações nas alternativas para geração de renda do produtor rural. Queremos buscar uma legalização para que os produtores possam ter uma venda mais facilitada e um valor agregado ainda maior. É o primeiro passo que a nossa região está dando através da Amplanorte, para dar mais subsídios aos agricultores e agroindústrias que estão se formando no Planalto Norte”, contou Mário.

 

Fonte: AMPLANORTE