Nomeados os novos secretários municipais.

No início desta semana a nova equipe de secretários municipais iniciou os trabalhos em suas respectivas pastas.   Valorizando o funcionalismo público e também priorizando o corte de despesas, metade dos cargos foram ocupados por servidores de carreira.

Entre os servidores efetivos nomeados estão: a enfermeira Cátia Taciana Thorstenberg que responde pela Secretaria da Saúde, Evini Roseli Gonçalves de Oliveira que assumiu o cargo de Secretária da Administração, o contador José Ratochinski (Neco) que continua como responsável pela Secretaria da Fazenda e o servidor Adeniz Humenhuka que assume como Secretário da Agricultura. Além dessas pastas, na Secretaria da Educação quem retorna é Bernadete Wiliczinski, Jeferson Chupel comanda a Secretaria da Infraestrutura, Moisés Passos a Secretaria de Assistência Social e Girseliano Moreira passa a ser o Secretário do Desenvolvimento Econômico.

Para o prefeito Luiz Henrique Saliba além da confiança em pessoas amigas que integram a equipe, a valorização de profissionais qualificados e de servidores de carreira foram importantes na decisão das nomeações.

“Além de conhecimento na área que os servidores efetivos designados às secretarias têm, os demais nomeados também trazem sua experiência profissional na carreira pública, visto que todos já exerceram papeis relevantes dentro da administração municipal”, comentou o prefeito.

Conheça os agentes públicos que ocupam as oito secretarias municipais:

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

Servidora efetiva, atua na carreira pública há 18 anos, graduada em Gestão Pública, Evini Roseli Gonçalves de Oliveira assume como secretária da administração. Em todos esses anos de prefeitura já trabalhou no departamento de tributação, Sistema Nacional de Emprego (SINE), departamento de licitações, foi secretária adjunta da fazenda, entre outros.

SECRETARIA DA AGRICULTURA

Adeniz Humenhuka, popular “Nego Minhuka” completa em abril 30 anos de serviço público. Foi vereador no último mandato, presidente da câmara, ficou como 1º suplente na última eleição e hoje está como secretário da agricultura.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Moisés Passos já trabalhou como servidor público nos cargos de office boy, assessor de comunicação social e imprensa e nos últimos dois anos atuou como secretário adjunto da assistência social. Ele que trabalha também como radialista há mais de 15 anos, utilizará de sua comunicação e aprendizado como servidor para conduzir a Secretaria de Assistência Social.

SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Girseliano Moreira da Silva, conhecido como “Tilhano”, assume mais uma vez a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, pois  já havia atuado na pasta no ano de 2017. Já esteve à frente da Secretária da Administração, foi vereador e também presidente da câmara.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

Bernadete Wiliczinski retorna à Secretaria da Educação para continuar o trabalho que veio desenvolvendo nos últimos anos dedicados à pasta, tendo como principal desafio o possível retorno às aulas em meio à pandemia. Dete, como é conhecida, trabalha também como contadora em seu escritório, já foi secretária da assistência social, da fazenda e também da administração.

SECRETARIA DA FAZENDA

Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado, José Ratochinski Filho (Neco) responde pela Secretaria da Fazenda. Atua como contador do município há 12 anos, sendo que nos últimos quatro, também esteve à frente da Secretaria sendo responsável pelo setor.

SECRETARIA DA INFRAESTRUTURA

Jeferson Chupel, o “Jefinho”, abriu mão de sua cadeira na câmara de vereadores para atender ao chamado do Prefeito e Vice para que assumisse a Secretaria da Infraestrutura. Vereador eleito no último pleito, deixou sua vaga na câmara de vereadores para o 2º suplente, já que o 1º, Adeniz Humenhuka assumiu a Secretaria da Agricultura. Jefinho é técnico agrícola, já trabalhou como diretor no departamento de tributação na parte de topografia, foi secretário adjunto da agricultura, passando à secretário posteriormente.

SECRETARIA DA SAÚDE

Cátia Taciana Thorstenberg trabalhou como enfermeira no município por vários anos até se efetivar em 2012. Servidora de carreira desde então, pós-graduada, respondeu pela Secretaria da Saúde de 2009 à 2012, também no último mandato (2017/2020) e agora retorna para continuar o brilhante trabalho à frente de uma equipe de grande importância, principalmente em meio a uma pandemia.

Além das secretarias…

SAMAE

Leandro Gustavo Franco assume como Diretor Presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

Servidor de carreira desde 2007, ocupante do cargo de Agente Administrativo, esta é a segunda vez que Leandro ocupa esta função.

IPREPAV

Já o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais – IPREPAV, continua com a servidora Janete Maria Chupel Glonek no comando. Janete é auxiliar administrativo no Governo do Município há 17 anos. Graduada em Gestão Pública, pós graduada, já trabalhou em vários setores da administração, como: Sistema Nacional de Emprego (SINE), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Junta de Serviço Militar, entre outros. Essa é a terceira vez ela que fica à frente do Instituto.