SAMAE deu início à construção do novo sistema de tratamento de água.
Nesta semana, o SAMAE e o Governo do Município deram início à construção do novo sistema de tratamento de água da cidade. O Poder Público deve investir quase R$ 650 mil reais na concretização deste empreendimento, provenientes de recursos municipais e verbas de emendas parlamentares.
No primeiro momento, está sendo instalado o Sistema de Bombeamento Intermediário, no alto do bairro Santa Mônica. Após concluído, o próximo passo será a instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água – ETA (tipo compacta), no Passo Ruim, com capacidade de vazão adicional de 12 litros por segundo.
De acordo com o projeto, esta estação de tratamento de água auxiliar, visa a ampliação da capacidade de tratamento de água potável da estação de tratamento já existente. A taxa atual de filtração da ETA Papanduva, opera hoje bem próxima aos limites absolutos, admissíveis, conforme o examinado pela empresa de engenharia responsável pela obra, produzindo 30 litros por segundo, com área filtrante de 7,29 metros quadrados por segundo e, atingindo 355 metros quadrados por dia. A nova estação deverá ter capacidade igual o superior a esta, dobrando o volume de água filtrada diariamente. Sendo a filtração uma parte importante, serão implantadas melhorias no sistema de filtração, compatíveis com a ETA já existente.