Você sabia que como usuário do SUS você também tem responsabilidades?

Considerando o elevado índice de absenteísmo (ausência/não comparecimento) nos agendamentos de consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos o MPSC lançou a campanha “SUS SEM FALTA”.

Essa ausência sem notificação, além de causar transtornos de natureza administrativa e financeira, priva outros pacientes de atendimento.

“A CONSULTA QUE VOCÊ FALTA, FAZ FALTA PARA ALGUÉM”, se você tem uma consulta, exame ou cirurgia marcada no SUS, não falte. Se não puder comparecer, comunique com antecedência a sua Unidade de Saúde para que outra pessoa possa ser atendida em seu lugar. Sua atitude pode ajudar a diminuir a fila do SUS e a salvar a vida de outras pessoas.

É de responsabilidade do usuário manter seu cadastro atualizado e comunicar qualquer mudança de contato telefônico e/ou endereço ao serviço de saúde, também retirar a autorização/encaminhamento na Unidade Solicitante no máximo em 02 dias úteis, a contar da comunicação. Caso a retirada não ocorra neste prazo, a Unidade Solicitante poderá cancelar o agendamento para reaproveitamento da vaga.

Na impossibilidade de comparecimento na data agendada, desde que previamente tenha comunicado, poderá ser realizado um novo agendamento conforme disponibilidade de vaga, sem necessidade de justificativa formal, as demais situações serão avaliadas pela Central de Regulação.  

Segundo a Secretária da Saúde Cátia Thorstenberg, em nosso município, infelizmente muitos casos de absenteísmo estão ocorrendo, isto gera atrasos, transtornos e prejuízos aos cofres públicos. “Quando não é comunicado a Unidade de Saúde o não comparecimento, além de você, outra pessoa não será atendida. Os hospitais conveniados, laboratórios e profissionais estarão sendo pagos com recursos públicos, sem ter prestado o serviço. É necessário que a população tenha consciência sobre isso”, finalizou.

 

(Conheça mais sobre a campanha do MPSC no site: https://www.mpsc.mp.br/campanhas/sus-sem-falta)