Corpo de Bombeiros Apresenta: Bomberino em: Água no umbigo, sinal de perigo.

Verão combina com calor e água. A água do mar, rios, cachoeiras e piscinas é uma forma de refrescar o corpo, mas esconde alguns perigos. Para não correr riscos, vale a máxima da campanha lançada Corpo de Bombeiros: “água no umbigo sinal de perigo”. A dica é brincar com segurança, procurando ficar perto dos guarda-vidas (quando houver) e sem abusos.

Os Bombeiros também recomendam para nunca entrar na água após ingerir bebida alcoólica, pois o álcool inibe a noção de perigo. Nadar ou brincar no mar, rio ou piscina depois de comer também não é recomendado, sob risco de congestão. Outra dica é evitar pular na água em locas desconhecidos para não correr o risco de se bater em pedras, ou enroscar-se em galhos no fundo do rio. Já na praia, os banhistas devem se manter afastados de pedras e costeiras, que propiciam a formação de correnteza e dificultam o socorro.

Quando houver crianças ao redor, a atenção precisa ser redobrada. Uma criança pode se afogar em qualquer recipiente com 2,5 cm de água, seja uma banheira,  pia, balde, vaso sanitário, piscina, praia ou rio.