Implantado em Papanduva o Programa Piloto de Robótica Educacional.

Nesta sexta-feira, 20, a Secretaria da Educação do Governo do Município inaugurou o Programa Piloto de Robótica Educacional, promovido pelo Sesi. O programa inicia atendendo crianças do terceiro ano das escolas municipais do perímetro urbano, cujas aulas serão ministradas na Escola Tereza Ciupka Werka.

A Robótica no SESI contribui com o desenvolvimento de competências fundamentais para nossos tempos, oferecendo ao aluno a oportunidade de vivenciar na prática conceitos de engenharia, física, matemática e design. Além de desenvolver o raciocínio lógico, analítico e crítico, a Robótica estimula noções de criatividade, trabalho colaborativo e habilidades de pesquisa científica. Tudo isso incentivando os estudantes a colocarem a mão na massa para construir protótipos, criar hipóteses e analisar resultados.

O supervisor do curso de robótica, Leonardo Oliveira explica que o objetivo do projeto é trabalhar as competências socioemocionais das crianças. “A metodologia aplicada é a montagem de lego, no qual os alunos aprenderão a programar e a construir robôs sempre com intuito pedagógico/educacional”.

A secretária da educação Bernadete Wiliczinski comenta sobre a importância do projeto para a educação papanduvense. “Estamos muito felizes com a implantação deste projeto que é de grande valia para o ensino municipal. As aulas, além de serem uma novidade no “mundo” dos alunos, são dinâmicas e despertam o interesse e o amor pela matemática e pelo raciocínio lógico, incentivando estes estudantes a pesquisarem e a buscarem sempre mais”; comentou.

Durante a aula inaugural, o prefeito Luiz Henrique Saliba enfatizou a importância de o município investir em ferramentas inovadoras e diferenciadas de aprendizagem, fatores estes que elevam o município a um alto índice de desenvolvimento da educação, comprovado em avaliações nacionais. “Este projeto, em parceria com o Sesi vem para somar. Esta é mais uma oportunidade para os alunos, cada vez mais, crescerem intelectualmente, tornando-se cidadãos de bem e sempre com mais condições de trabalho para esta geração”; finalizou o prefeito.