18 de maio – Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças.

A história nos remete a morte cruel da menina Araceli de 8 anos que foi sequestrada, violentada e assassinada, o caso aconteceu em 18 de maio de 1973 no Espírito Santo. O corpo da criança foi encontrado seis dias depois de seu desaparecimento, carbonizado, sendo que os agressores jovens de classe média alta nunca foram punidos.

A data foi instituída através da Lei 9.970/ 2000 e deve ser sempre lembrada, discutida e divulgada visto que muitas crianças e adolescentes sofrem abuso e exploração sexual.

Importante a distinção entre abuso sexual e exploração sexual. O abuso sexual é caracterizado pelo contato sexual entre criança/ adolescente e um adulto; onde o adulto utiliza o corpo da criança/ adolescente para sua satisfação sexual. A exploração sexual é o pagamento efetuado por um adulto para manter relação sexual com criança/ adolescente.

Ambas as situações são crimes de violência sexual, considerando que as crianças e adolescentes são pessoas em desenvolvimento e em formação.

Todo o tipo de violência afeta e prejudica o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. Em caso de suspeita ou conhecimento de que criança/ adolescente esteja sendo vítima de algum tipo de violência há formas de efetuar denúncias: ligação anônima através do Disque 100, Conselho Tutelar, Delegacias de Polícia Civil ou Militar.

A mobilização e divulgação da data serve para fortalecer o combate à violência, o incentivo a denúncias e a busca por responsabilização daqueles que praticam este tipo de crime.

André Gonçalves de Andrade – Psicólogo CRP 12/ 13108

Luciana Lopes de Medeiros – Assistente Social CRESS SC 12ª Região