Papanduva decreta situação de emergência após tempestade

Na noite de quarta-feira, 3, por volta das 22h, um forte temporal de granizo com rajadas de vento atingiu Papanduva em várias áreas do perímetro urbano e parte da área rural, ocasionando vários destelhamentos em unidades habitacionais, comércios, indústrias e serviços, queda de árvores, pontos de alagamentos, tendo como consequência danos humanos e materiais.

Já nos primeiros minutos após o temporal, a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, em conjunto com a Coordenação Regional e Estadual de Proteção e Defesa Civil, realizaram os primeiros atendimentos à população com o fornecimento de lonas. E nas primeiras horas de quinta-feira, 4, a mesma equipe se reuniu com o Prefeito Luiz Henrique Saliba e Secretários Municipais para a tomada de medidas quanto aos prejuízos e outras situações para auxílio à população.

Segundos levantamento da Defesa Civil, mais de 500 casas foram atingidas pelo vento forte e granizo. Os estragos ainda estão sendo contabilizados, por enquanto estima-se que os prejuízos são de mais de R$1,2 milhão.

O prefeito Luiz Henrique Saliba falou sobre o apoio que o Governo do Município vem oferecendo aos atingidos pelo evento climático: “No primeiro momento após a tempestade nos preocupamos em imediatamente atender as famílias atingidas com a distribuição de lonas. Na sequência a equipe da defesa civil e as secretarias da saúde, da educação, assistência social seguiram realizando levantamento dos estragos e trabalhando no auxílio aos atingidos com a distribuição de telhas para as casas, kits de higiene, colchões e cobertores”; comentou.

Também o Secretário Estadual da Defesa Civil, coronel João Batista Cordeiro Júnior, esclareceu que a distribuição dos kits de emergência para desastres serão distribuídos pela Defesa Civil para a população afetada, dentro da legalidade, mesmo no período que antecede o pleito eleitoral.