Escolas Municipais de Papanduva superam a Média do IDEB 2017.

A rede municipal de ensino papanduvense melhorou seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2017, se comparado com os resultados da edição anterior, de 2015. Em todas as etapas da Educação Básica, as escolas municipais atingiram a pontuação acima da média nacional que é 6 pontos, chegando a 7,7 em uma das unidades escolares.

O Governo do Município segue constantemente investindo na melhoria da qualidade do ensino. As escolas estão passando por importantes transformações na adaptação com a Base Nacional Comum Curricular e com o Plano Municipal da Educação. A secretaria da educação tem investido na melhoria da estrutura física dos espaços escolares, com reformas e ampliações em várias unidades.

O crescimento profissional e pedagógico dos educadores é outro fator de suma importância para alavancar a qualidade do ensino, comprovado com o resultado do IDEB. Para tanto, a Secretaria da Educação segue desenvolvendo ações de valorização dos servidores, com a realização de workshops, participação em seminários e o desenvolvimento de programas e projetos no âmbito pedagógico.

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação afirma que esta evolução constante só é possível com o comprometimento de todos: gestores, professores, alunos e pais. “A comunidade escolar é nossa  grande parceira pelo sucesso da escola. Em parceria com a família nosso trabalho desenvolve e quem ganha são as crianças. Os alunos estão de parabéns, pois os resultados são o reflexo do esforço em sala de aula e a dedicação de todos”.

O Governo do Município e a Secretaria da Educação agradecem e parabenizam aos professores e servidores da Escolas Municipais: GEMP Rubens Alberto Jazar, Maria Avelina de Oliveira Furtado, Walmir Lúcio Senna, Francisco HAAs, Floresta, Rio Pratinha e São João do Mirador, que compromissados com a educação fazem o melhor todos os dias para oferecer um ensino de qualidade. O reconhecimento deste trabalho veio com a média do IDEB, motivo de muito orgulho  para o povo papanduvense.

 

 

O Ideb

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. 

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.