Junho Vermelho, mês da doação de sangue.

Você sabia que o laço vermelho do sexto mês do ano é indicativo para a importância de doar sangue? Isso se deve ao dia 14 de junho caracterizado pelo “Dia Mundial do Doador de Sangue”.

Aproveitando a data, a Secretaria Municipal da Saúde e o NASF estão recrutando voluntários para doar sangue ao Hemosc de Joinville. Será dia 09 de junho (sábado que vem), com horário de saída a ser definido. A secretaria da saúde oferecerá o transporte.

Os interessados devem inscrever-se pessoalmente na Policlínica. No ato da inscrição, o doador recebe todas as informações sobre a doação de sangue e já analisa se enquadra-se no perfil de doador.

O sangue não tem substituto. Por isso, a doação periódica é fundamental. Se cada pessoa doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam sangue suficiente para atender a população. Uma doação de sangue pode salvar diversas vidas, uma vez que componentes como as células vermelhas, as plaquetas e o plasma são separados e direcionados para pacientes com complicações distintas de saúde.

 Nessa época do ano, devido ao período de férias e principalmente ao frio, os estoques de sangue para doação acabam diminuindo.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue. Mas, infelizmente, no país, o índice é de 1,9%, considerado muito baixo.

O processo de doação leva aproximadamente 50 minutos, são coletados 450 ml de sangue, que podem salvar até três vidas.