Novamente lixo é encontrado no leito do Rio Papanduva.
Jogar lixo em locais impróprios além de crime é o principal fator causador de danos ao meio ambiente que consequentemente, afetam a vida do ser humano.
Há exatos dois anos, o município de Papanduva sofreu uma grande inundação na véspera do aniversário da cidade. O dia que era pra ser de festa e comemoração, foi um dia de prejuízos, trabalho e tristeza para muitos papanduvenses com o alagamento de diversas edificações no centro da cidade e nas proximidades do Rio Papanduva.
Após este incidente que já havia se repetido, o Governo do Município realizou dragagem e desassoreamento do leito do Rio Papanduva, bem como a limpeza de valas e bueiros entupidos de lixo.
Porém, infelizmente, nos últimos dias a Defesa Civil do município recebeu denúncia de moradores das proximidades do rio que pessoas de má fé estão novamente jogando lixo no leito. Fiscalizando o local, a equipe da Defesa Civil encontrou mais de 20 pneus, sacos de lixo, eletrodomésticos e muitos outros resíduos jogados incorretamente na natureza.
O prazo de durabilidade da dragagem do rio é de dez anos. Porém, se a população continuar poluindo desenfreadamente, muito em breve a cidade pode sofre novamente os efeitos dos alagamentos no período mais chuvoso do ano.
A Defesa Civil alerta que ao presenciar pessoas jogando lixo no rio ou em qualquer lugar na natureza, impróprio para a destinação de resíduos, o cidadão deve denunciar anonimamente à Policia Militar através do telefone 190 ou ainda diretamente na defesa civil no 3653 2340.
O Governo do Município lembra ainda que mantém continuamente o serviço de coleta seletiva de resídos ao menos 2 vezes na semana. Basta o cidadão acompanhar o cronograma da rua e destinar corretamente os seus resíduos.