Iniciou o Primeiro Grupo de Tabagismo do NASF de 2018.
Na noite de terça-feira, 3, aconteceu o primeiro encontro do Grupo de Tabagismo, organizado pelo Governo do Município através da Secretaria de Saúde, orientado pelos NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). O grupo iniciou com 15 participantes que têm em comum o mesmo objetivo: Parar de fumar.
O tratamento completo é disponível pelo SUS e envolve métodos que vão desde o aconselhamento oferecido nas palestras, proferidas pela terapeuta ocupacional até o uso de medicamentos e reposição de nicotina. Os tabagistas do grupo têm acesso às informações, reuniões de apoio, consultas, acompanhamento da saúde e acompanhamento psicológico, se necessário.
Aliada ao tratamento, o SUS oferece aos participantes do grupo de tabagismo a auriculoterapia que trata diversos tipos de doenças físicas, mentais e de deficiência. É uma técnica especialmente indicada para quem deseja parar de fumar, pois os pontos meridianos que correspondem ao vício de fumar, se localizam principalmente na orelha. Esses pontos possuem a função de fornecer o estimulo necessário para direcionamento dos desejos, apetites e nervosos gerando automaticamente, um sentimento profundo de determinação.
Durante o tratamento são realizados 4 encontros, sendo uma vez por semana, com intervalo de 15 dias, e o último encontro é programado para depois de 1 mês. Nos encontros, são realizadas palestras com psicóloga, educadora física, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social e enfermeiro, todos com a temática do tabagismo, seus males e como cessar o vício.
Os fumantes que objetivam largar o vício devem comunicar a Agente Comunitária de Saúde.