Prefeito assina termo de colaboração com a Apae de Papanduva para atendimento de PediaSuit.
O Prefeito Luiz Henrique Saliba assinou o termo de colaboração entre o Município e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Papanduva. O documento autoriza a liberação de recursos financeiros para a contratação de um fisioterapeuta para o atendimento de ‘PediaSuit’, um método de tratamento aplicado em indivíduos com deficiência física ou neurológica, mantendo um atendimento digno e de qualidade às crianças, jovens e adultos.
Estiveram presentes na assinatura do documento a diretora da Unidade Jussara S. da Rosa Maron, a presidente da APAE Dagmar S. Matioski, a coordenadora pedagógica Marilza Malikoski dos Santos e membros da Diretoria da Instituição Lea Ligia Ostetto, Maria Barabach e Maria Zilda Greinert.
Segundo o prefeito, em Papanduva, a APAE realiza um grande trabalho através de atividades educacionais e profissionais especializados no tratamento, com a consequente melhoria da qualidade de vida, não somente dos alunos mas de toda a família.
Entenda o que é PediaSuit
O PediaSuit é uma vestimenta ortopédica e proprioceptiva, para ser utilizada na terapia intensiva com o Protocolo PediaSuit, e a vestimenta é composta de: chapéu, colete, short, joelheiras e calçados adaptados, que são interligados por tiras elásticas.
Um princípio básico do PediaSuit é criar um suporte para que o corpo seja alinhado o mais próximo do funcional possível, gerando também uma descarga de peso que é essencial para a regulação do tônus muscular e para a função vestibular e sensorial, essa descarga é gerada pelo ajuste das tiras elásticas e podem variar de 15 a 40 kg.