Mais uma vez, educação da rede municipal de Papanduva foi destaque regional na avaliação do Ideb

Papanduva se manteve nos últimos cinco anos acima da média estipulada pelo indicador do Ministério da Educação na avaliação do Ideb. O Índice avalia o desenvolvimento da educação básica, a cada dois anos no país. Para avaliar a qualidade das escolas e das redes de ensino, o Ideb combina a taxa de aprovação escolar com o desempenho dos alunos.

Em 2015, a educação da rede pública municipal papanduvense obteve média de 7,4, ou seja, 2,7 pontos o mais que a meta estipulada pelo governo federal que é 4,7.

Os dados divulgados pelo MEC mostram que a Secretaria Municipal superou a nota estadual e também nacional no Ensino Fundamental I, que compreende as séries do 1º ao 5º ano. A média do Brasil no Ensino Fundamental I foi 5,5; de Santa Catarina 6,1 e de Papanduva 7,4.

Para o secretario de educação municipal Everton Klipp, este avanço do nível de aprendizagem dos educandos se deve a qualidade dos serviços oferecidos em educação. “A constante capacitação dos professores, a qualidade do material didático oferecido aos alunos, através das apostilas do Sistema de Ensino Positivo (mesmo utilizado pela maioria das escolas particulares), escolas bem estruturadas e organizadas, livre de superlotação, juntamente com o apoio da família, fora da sala de aula, são fatores que colaboram para chegarmos a este patamar”; discursou o secretario.  

Em relação a média das escolas, novamente, o Grupo Escolar Municipal Prefeito Rubens Alberto Jazar atingiu a melhor média entre as unidades educacionais municipais, com média 7,5.