Secretaria de Assistência Social promoveu palestra no Outubro Rosa
Na tarde de terça-feira, 27, a Secretaria de Assistência Social promoveu no Centro da Melhor Idade um encontro de mulheres, seguido de palestras voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama.
Em uma das palestras a Doutora Camila K. da Silveira abordou o tema “Outubro Rosa e a Saúde”, falando às mulheres presentes sobre a importância dos exames preventivos e de rotina. O diagnóstico precoce do câncer ainda é uma das melhores formas de combater o doença, que se tratada já no início tem muito mais chances de cura. Camila lembrou também que mulheres com histórico de câncer de mama na família devem ter um alerta redobrado, realizando auto exame com mais frequencia, e a mamografia a partir dos 40 anos de idade.
Durante a palestra “Outubro Rosa e Saúde” foi evidenciado ao público os principais fatores de risco e os maiores causadores da doença, entre eles o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas em excesso. Na ocasião, profissionais da saúde realizaram aferição da pressão arterial e teste rápido de glicemia.
A palestra seguinte, ministrada pela professora Eliani Czornei, representante da Pastoral Familiar, abordou o tema “Outubro Rosa e a Família” enfatizando a importância do apoio da família e amigos aos pacientes oncológicos. Eliani ressaltou ainda que a família (filhos, netos…) são identificados como um dos “grandes motivos” para as mulheres cuidarem da saúde, pois na maioria das vezes as mulheres são as bases familiares, as âncoras do lar, e a falta de tempo não pode ser desculpa para não ir ao médico e realizar ações preventivas.
No final do encontro, as mulheres presentes participaram de um coquetel, preparado especialmente para elas com sorteio de brindes.