Preservação dos Rios e Destinação correta do lixo é também dever do cidadão
A Prefeitura de Papanduva está sempre preocupada com a preservação do meio ambiente, limpeza urbana e qualidade de vida da população. Mas para garantir que as ações tenham o efeito positivo desejado é obrigação dos papanduvenses fazerem a sua parte.
Dias atrás, circulou pelas redes sociais uma imagem que indignou os moradores: sacos de lixo boiando no leito do Rio Papanduva, que recentemente foi limpado, recebendo serviços de dragagem e desassoreamento. Com a qualidade do serviço e a consciência das pessoas de não jogar lixo no Rio, a validade estimada da dragagem é de 5 a 10 anos, porém, o lixo continuar sendo jogado no Rio como antes do leito transbordar e atingir as famílias ribeirinhas, a durabilidade da dragagem cai para a metade do tempo estimado.
Para destinação correta dos resíduos sólidos, a Prefeitura de Papanduva instalou neste ano, o Programa de Coleta Seletiva. Com o programa, o lixo é classificado e enviado para reciclagem, voltando para o mercado como matéria para a indústria. Com o programa da Coleta Seletiva, consequentemente diminui a poluição dos rios e do meio ambiente, além disso, a coleta seletiva gera renda às famílias que trabalham separando os materiais através da Associação de Catadores. O caminhão da coleta seletiva, que leva o lixo reciclável recolhe os materiais nas terças e quartas-feiras, obedecendo ao cronograma dos bairros.
Para as pessoas que circulam pelas ruas, a Prefeitura oferece a opção de usar as lixeiras instaladas pela cidade. As lixeiras devem ser usadas para os pedestres depositarem os lixos momentâneos, como garrafas de refrigerante, latas de alumínio, papel de bala, embalagens de alimentos e afins.
Portanto, a falta de informação ou a falta de locais para destinar o lixo não é mais problema para a população. Os papanduvenses esperam nunca mais se depararem com o cenário de enchente, tristeza e destruição que foram vítimas no passado. Agora depende de VOCÊ! Que futuro você quer deixar para as próximas gerações? O Rio Papanduva merece o nosso cuidado e principalmente o NOSSO RESPEITO.