Detranpv explica sobre obrigatoriedade de uso do extintor

A Lei que obrigava uso de extintor de incêndio tipo ABC passaria a valer dia 1º de outubro. Porém, no último dia 17, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu que o uso dele será opcional. A Prefeitura de Papanduva, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Detranpv) explica quais veículos que perderam a obrigatoriedade do equipamento.

Apenas veículos de passeio têm a opção de não usar o extintor, com uma ressalva. Se eles estiverem prestando serviço, como táxi, por exemplo, o uso do aparelho já não é mais opcional, e sim, obrigatório. Veículos de carga e transporte coletivo serão obrigados a usar o ABC. Segundo o artigo 230, do inciso X, o condutor que despeite tal regra poderá receber multa de R$ 127,69, a infração é considerada grave e arcará com cinco pontos na Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

O uso do extintor, em veículos que ainda são obrigatórios, é mais um item que será fiscalizado nas abordagens regulares do Detranpv. Táxis precisam estar em dia com o item para obter a licença de funcionamento. O veículo que possuir o artefato, com seu prazo de vencimento expirado, cometerá a mesma infração de um automóvel que não o possua.