25 de Setembro: Dia do Trânsito Papanduva realiza Campanha sobre conscientização e segurança no trânsito

Na semana em que Papanduva iniciou se deparando com a triste notícia da violência rodoviária, celebra-se a Semana Nacional do Trânsito, e a campanha por um trânsito mais consciente e seguro.

Com o slogan deste ano: “Seja VOCÊ a mudança no trânsito”, a campanha convida motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para aderirem à campanha educativa e contribuir com a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito, que inclui-se ao Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. Mudanças simples de atitude podem diminuir o número alarmante de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito.

Na próxima quarta-feira (23), o Departamento Municipal de Trânsito de Papanduva – DETRANPV juntamente com a Escola Prof. Walmir Lúcio Senna, realizarão “Paradas Educativas” na praça 11 de Abril, com distribuição de adesivos alusivos a Campanha para os veículos de transitarem pelo local. A fim de mostrar que o trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, a sociedade papanduvense é convidada a refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude no trânsito.

O projeto de educação no trânsito é constante nas escolas da rede municipal. Em parceria com a empresa concessionária que administra a rodovia BR-116, os alunos participam de atividades, passeios e palestras voltados a segurança e educação no trânsito. Os adesivos da campanha deste ano foram elaborados pela aluna Gabriely Cavalheiro, escolhido através de concurso cultural entre os alunos da Escola Professor Walmir Lúcio Senna.

 

A Semana Nacional do Trânsito

Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida”, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana tem uma abrangência nacional e mostra a mudança de postura do governo frente a este assunto, além de ser um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu o tema da Semana Nacional do Trânsito 2015, que será “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”. O foco é a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes.

Com objetivo de alertar que para mudar esse quadro dependemos da mudança de atitude de todos os atores no trânsito (pedestres, ciclistas, passageiros e condutores). O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas.