Britador é adquirido pela Prefeitura de Papanduva

O Quadro de Máquinas da Prefeitura de Papanduva recebeu na manhã de terça-feira, 9, mais um equipamento que irá auxiliar na manutenção das estradas. Trata-se do britador móvel, ou usina de britagem. O equipamento destaca-se pelo baixo custo operacional, eliminando o custo de transporte da matéria-prima até a usina de britagem. Outro ganho é o aproveitamento do produto retirado da mina, o material é 100% aproveitado, o que contrasta com o sistema convencional de cascalhamento. A máquina têm potencial para produção de no mínimo 20m³/hora de material britado.

Segundo dados de outras prefeituras que utilizam britadores como este adquirido, um caminhão de cascalho britado, espalhado em uma estrada não pavimentada rende por três caminhões ou mais de material convencional. A camada de cascalho britado é mais fina e facilita o trabalho de compactação, trazendo mais qualidade, durabilidade e sustentação da estrada no mínimo três vezes ou mais em termo de necessidade de nova recuperação ou manutenção da mesma.

Para poder realizar as extrações de cascalho e outras pedras é preciso licença ambiental emitida por órgão competente. A princípio, o britador fará extração de material em uma jazida na localidade de Rio do Engano, onde o município já tem licença para exploração.

“Esta aquisição faz parte do pacote de investimentos em infraestrutura realizado pelo governo municipal almejando alavancar  a qualidade das estradas do município”; disse o prefeito.

Para o secretário de infraestrutura o britador móvel dará respaldo às atividades que já vêm sendo realizadas na manutenção e conservação das estradas, principalmente do interior, a fim de melhor escoar a produção agrícola, que é a principal fonte de economia do município.

O equipamento custou R$ 358 mil, financiado a juro zero pelo Badesc.