Secretaria de Agricultura repõe a mata ciliar das encostas do Rio Papanduva.

Além do setor agrícola, a secretaria de agricultura cuida do meio ambiente no território papanduvense. Após a conclusão do desassoreamento do Rio Papanduva, a secretaria segue cultivando a encosta de toda a extensão do rio que recebeu a dragagem. A equipe está semeando gramíneas na região, a fim de manter as encostas preservadas e, consequentemente evitando erosões nos períodos de chuvas, garantindo o rio limpo e desassoreado por mais tempo.

A ideia da reposição da vegetação é preservar o rio e a mata ciliar, uma espécie de vegetação nativa que fica nas encostas dos rios, lagos, nascentes e represas. Esta vegetação é fundamental para o equilíbrio ecológico, protegendo as águas e o solo, reduzindo o assoreamento e a força das águas que chegam aos rios, mantendo a qualidade da água e impedindo a entrada de poluentes para o meio aquático.

As gramíneas, também conhecidas como capim ou relva, semeadas às margens do rio devolverão o aspecto verde àquele ambiente. As raízes se espalham em todas as direções, o que previne a erosão ou a perda do solo, mantendo o terreno firme.