Secretaria de Saúde de Papanduva amplia os itens oferecidos na Farmácia Básica

A Farmácia Básica é um programa do Governo Federal que destina-se, exclusivamente a atenção básica de saúde, na rede SUS, a nível ambulatorial, nos serviços que dispõem de médicos, para a sua adequada prescrição.

Em Papanduva a demanda dos medicamentos é calculada pelos usuários do SUS que apresentam prescrição médica e, pela triagem de carência feita pela assistente social. Neste caso, medicamentos caros de uso contínuo, de fornecimento obrigatório através de sentença judicial, ou solicitação constante na Secretaria de Assistência Social são licitados.

Neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou os medicamentos, incluindo 198 novos itens no processo licitatório. Na classe de medicamentos básicos foram acrescentados 106 novos itens, agora a população tem 230 medicamentos básicos a disposição. Os medicamentos destinados a tratamentos específicos passaram de 67 para 89 itens. E a lista de medicamentos destinados aos usuários cadastrados pela assistência social possui agora 92 itens em sua composição.

Visando o melhor controle do estoque, a Secretaria está informatizando o processo de dispensação dos medicamentos da farmácia básica. Para retirada dos medicamentos é necessário cadastramento do usuário, apresentando Cartão SUS e um documento de identificação.