Formatura do Curso de Costura
O dia 22 de setembro ficará na memória dos 17 alunos do curso de Costureiro promovido pela Secretaria de Assistência Social de Papanduva, em parceria com o SENAI e FIESC. Na terça-feira, aconteceu na Sede da Melhor Idade, a entrega dos certificados aos formandos do curso, que agora estão oficialmente capacitados para desenvolver as atividades atribuídas ao profissional da costura.
Estiveram presentes no evento representantes das secretarias de assistência social e administração, professores do SENAI e Fiesc e familiares dos formandos.
Segundo Secretário de administração Fábio Padilha: “Criar oportunidades e investir na qualificação profissional é uma das metas do nosso governo, e a parceria com o SENAI, através de programas sociais reafirma este compromisso. Esperamos que a partir da conclusão deste curso, os formandos possam melhorar a qualidade de vida, incrementando a renda familiar e assim, contribuindo com o desenvolvimento da nossa cidade”. Disse o secretario, representando o Prefeito na ocasião.
A formação de turmas no curso de costureiro industrial se deu em Papanduva, considerando que o município é conhecido na região pela produção têxtil. Porém, uma das barreiras que dificultam a instalação de mais empresas do vestuário no município é a falta de mão de obra qualificada.
O curso do Costureiro Industrial do Vestuário do SENAI teve 220 horas/aula e, objetiva preparar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos para operar máquinas de costura industrial, costurando peças do vestuário conforme tabelas de medidas, trabalhando sob supervisão técnica, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Encerrando a noite, os formandos apresentaram um desfile com as peças de roupas confeccionadas por eles durante as aulas, peças infantis, de cama, mesa e banho e os moldes estiveram expostos, para apreciação do público durante o evento.