De volta às unidades: profissionais retornam e nas boas-vindas preparada pela Secretaria da Educação debatem o desafio da volta às aulas presenciais.

Após um 2020 marcado por escolas fechadas e por incertezas sobre a volta para a sala de aula, o ano de 2021 começa com maior definição sobre o retorno dos alunos para o ambiente escolar.

Retornando às atividades, professores, serviços gerais e demais profissionais que pertencem à Educação participaram de um encontro de boas-vindas na sede do “CEI Vó Elidia”. Realizado em duas etapas, uma com profissionais do ensino infantil outra com profissionais do ensino fundamental, nos últimos dias a Secretaria da Educação reuniu todos os profissionais de carreira que atuam nas unidades de ensino do município, para iniciarem os trabalhos deste ano e trocarem informações sobre as normas exigidas pelas diretrizes sanitárias para o retorno das aulas presenciais.

Seguindo as orientações dos Planos de Contingência (Plancon) tudo terá que ser adaptado a essa nova realidade. Turnos, quantidade de alunos por sala, higienizações, distanciamento, alimentação, uso de EPIs dos profissionais, etc. Plancon é o documento que tem como objetivo a prevenção, monitoramento e controle da disseminação da COVID-19 nos estabelecimentos dos diversos níveis de educação/ensino e segue o modelo aplicado pelo Governo do Estado.

O plano estipula diretrizes de ações operacionais para o retorno das aulas presenciais, incluindo medidas sanitárias, pedagógicas, de transporte, de alimentação, de gestão de pessoas e de informação, comunicação, entre outras.

Para a Secretária da Educação Bernadete Wiliczinski, todas essas ações e planejamentos são extremamente necessários, pois adaptar-se a essa nova realidade é garantir a segurança de todos, principalmente das crianças.

“Vivenciamos um momento atípico, algo nunca enfrentado antes devido a essa pandemia que nos assombra, mas estamos trabalhando bastante, discutindo, planejando, tudo com muito zelo, e é claro respeitando todas as normas que constam nos Planos de Contingência, tanto estadual quanto municipal e também individual de cada unidade”, comentou.

O retorno das aulas está programado para o dia 18 de fevereiro, os encontros presenciais dependerão de autorização realizada por decreto do Governo do Estado.